Implantologia
A colocação de um implante dentário é a forma de intervenção definitiva para colmatar ausências de dentes, a qual assegura quer a estética do seu sorriso, quer a funcionalidade da mastigação, essenciais para o bem-estar.

O implante consiste num pequeno parafuso em titânio que substitui a raiz do dente e, como tal, utilizado para fixar uma coroa (dente). Em redor do implante de titânio irá ocorrer um processo de osteointegração - formação de tecido ósseo ao redor do implante – que permite uma fixação estável e duradoura.

Atualmente, com as novas superfícies dos implantes, o processo de osteointegração demora cerca de três meses. Após esse período, já podemos submeter o implante a carga, ou seja, já podemos colocar as coroas (dentes) sobre esses implantes. Em casos específicos, é possível submetê-los a carga no dia da sua colocação mas para isso é necessário que se reúnam determinados fatores, sejam eles mecânicos, biológicos ou anatómicos.

Através da implantologia são feitas quer reabilitações unitárias, quer reabilitações totais fixas ou semi-fixas.

Quem pode fazer um implante dentário?
O implante dentário é um tratamento que se destina a todas as pessoas que pretendam colmatar uma ausência ou substituir um dente em mau estado, no entanto, o tratamento é sempre precedido de uma consulta com o implantologista que vai avaliar o estado de saúde oral do candidato e aferir a real possibilidade da colocação do implante dentário. Caso o paciente seja elegível para a colocação do implante dentário, ser-lhe-á apresentado um plano de tratamento.

Vantagens do implante dentário
- Melhoria da capacidade mastigatória
- Obtenção de dentes fixos sem a necessidade de danificar os dentes vizinhos
- Melhoria estética
- Tempo de tratamento reduzido
- Opção mais semelhante ao nosso próprio dente em situações de ausência dentária

Riscos do implante dentário
Tal como qualquer outra cirurgia, o implante dentário acarreta alguns riscos para a saúde. Todavia, os problemas que podem ocorrer são raros mas quando ocorrem são geralmente menores e de fácil tratamento.
Para diminuir estes riscos é crucial que a intervenção seja feita por médicos especializados e experientes.

A quem se adequa o implante dentário
- Tem ausência de um ou mais dentes.
- Tem uma boa saúde oral.
- Não tem condições de saúde que possam afetar a cicatrização.

O procedimento
A cirurgia para implante dentário, em regra, realiza-se em várias fases:
- Remoção dos dentes danificados
- Preparação do leito implantar
- Colocação, pelo cirurgião, do implante dentário
- Período de recuperação que pode durar cerca de três meses
- Colocação de coroa fixa ao implante dentário (novo dente artificial)

Nos casos em que a anatomia dos maxilares exija regeneração óssea, o espaço de tempo para terminar o tratamento pode estender-se até cerca de 12 meses.

Resultados
A taxa de sucesso dos implantes realizados por profissionais especializados é superior a 90%.
Caso o implante não osteointegre (que não se consiga fixar ao osso durante o período de cicatrização) poderá ser removido com facilidade. Em alguns casos é possível colocar outro implante nesse mesmo dia, noutros é necessário aguardar cerca de dois a três meses.